Concurso para torna-se cidadão-repórter

A NBC News, MSNBC y MySpace trazem uma novidade (?) para cobertura das eleições norte-americana: textos escritos por cidadãos-repórteres. Porém, a novidade (agora sem ?) é que um concurso será realizado para escolha dos colaboradores.

O “teste” consiste em produzir um vídeo de dois minutos para mostrar suas habilidades no que tange a produção/edição/apresentação de conteúdo. Haverá um juri técnico, que escolherá cinco finalistas, depois esses cinco candidatos serão escolhidos em votação na comunidade do MySpace para eleger os dois “repórteres-colaborativos”.

Os eleitos irão cobrir as convenções (democrata e republica) e seus materias serão publicados no Decision08 e, possivelmente, na web do MSNBC.

Estamos diante uma possível tendência de relação/interação dos media com os cidadãos-repórteres?

Anúncios

6 Respostas para “Concurso para torna-se cidadão-repórter

  1. É uma idéia legal. Aqui no Brasil essa prática já existe em alguns sites jornalísiticos denominados SOU REPORTER. Espero que aqui no Brasil possa acontecer tambem nas eleições. Como sempre um otimo blog. Parabens Yuri

  2. Bom, a iniciativa é legal, mas é uma distorção do conceito de “cidadão-repórter”. A vantagem desse sistema é conseguir chegar onde o jornalismo tradicionalmente não consegue chegar, ou seja, ter uma ampla área de cobertura e uma diversidade de opiniões sobre o mesmo fato.

    Escolher dois “cidadãos-repórters” dá no mesmo que enviar dois jornalistas sem experiência. E o conceito não é novo, há algum tempo o Yahoo! enviou “jovens reporteres” para cobrir o Pan do Rio, entre outros.

    Cidadãos repórteres na cobertura eleitorial é uma coisa ótima. Mas válida principalmente pela diversidade de opiniões e ampla área de cobertura que surge da experiência.

    Abraços!!
    Rodrigo
    http://www.peixefresco.net

  3. Pingback: Libellus » Cidadão repórter: há vagas

  4. Fagner e Rodrigo, sem dúvida não é algo “novo”, a participação dos usuários/receptores/ na produção de conteúdo, mas o processo seletivo me chamou a atenção.
    Concordo com a Ana que destaca a importância de critérios para “seleção” dos colaboradores, em alguns casos, é óbvio.

  5. oi yuri!
    tem tempo que nao atualizo o blog..mas retomarei as atividades..
    esse curso no chile, parece ser bem interessante..
    conheci uns brasileiros que fazem outros cursos la, inclusive uma menina que trabalha como jornalista la…
    eu pesquisei essa linha em toda america do sul.. so a argentina e o chile que oferecem coisas interessantes.. principalmente o chile.. nao sei se vc conhece os jornais deles, sao bem legais, o emol mesmo.. sempre busca trazer novidades no formato..
    é isso.

  6. Pingback: MySpace e The Wall Street Journal lançam concurso para cidadão-repórter cobrir Fórum Econômico | Herdeiro do Caos

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s