Uma análise do telejornalismo esportivo sob a luz do conceito de modo de endereçamento

Este o foi o título do seminário que apresentamos (eu, Adriana Alves, Marvin Kennedy e Najara Lima) durante a disciplina Gêneros Televisivos, ministrada pela professora Itânia Gomes, lá na pós-graduação.

A proposta do trabalho fora analisar o modo de endereçamento do Bahia Esporte, programa de jornalismo esportivo, transmitido aos sábados (9h) pela Rede Bahia (afialiada da TV Globo aqui em Salvador).

Para tanto, utilizarmos o conceito de modo de endereçamento, oriundo da análise fílmica, mas já adaptado para os estudos do telejornalismo. Além dos operadores de análise dos modos de endereçamento – a saber mediador, contexto comunicativo, pacto sobre o papel do jornalismo e organização temática –  foi feita uma análise do Bahia Esporte com base em suas características mais peculiares, vistas em conjunto, de modo auxiliar na indicação dos seus modos de endereçamento.

Algumas questões que foram analisadas

De que forma o Bahia Esporte, como programa de jornalismo temático, apresenta-se para a sua audiência? O que faz dele um programa peculiar dentro da grade de programação da TV Bahia, emissora através da qual ele é transmitido? Que percurso o jornalismo esportivo fez para chegar ao ponto de se permitir um texto verbal mais descontraído, mais próximo do seu telespectador?

Conclusão básica

O esporte, por ser em si, entretenimento, demanda da cobertura jornalística uma linguagem mais lúdica e matérias leves que divirtam ao mesmo tempo que informem ao telespectador os fatos mais importantes daquela semana do esporte baiano. Por isso, há um maior emprego de elementos do entretenimento para dar vida e abrilhantar a cobertura esportiva e a busca por um maior diálogo com o telespectador, numa postura didática, que busca explicitar o esporte, mediante uma pedagogia jornalística, que ensina e orienta.

Para quem se interessar segue a versão escrita da análise e os slides utilizados na apresentação

analisegenerostelevisivos.doc

seminario.ppt

Anúncios

2 Respostas para “Uma análise do telejornalismo esportivo sob a luz do conceito de modo de endereçamento

  1. Legal Yuri! Gostei bastante de fazer este trabalho com todos, até mesmo pelo tema inovador para nós, jornalismo esportivo, já que somos ligados à cibercultura.
    hehehhe
    abração!

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s