Influência da web é maior do que dos mass media na decisão de compra

Ramon Salaverria destaca em seu blog pesquisa realizada pelos institutos Fleishman-Hillard y Harris Interactive em relação ao consumo dos usuários.

A conclusão é que, apesar do tempo dedicado a web e a TV serem iguais, para os consumidores na França, Inglaterra e Alemanha, a rede mundial de computadores tem o dobro de influência sobre a decisão de consumo em relação à tv e, em comparação, aos impressos tal poder é multiplicado.

O estudo fora realizado com 4.900 pessoas da França, Reino Unido e Alemanha, os três mercados mais inovadores no que tange a publicidade.

Em um post anterior, mostrei pesquisa da Deloitte & Touche, que analisou os “motivos” decisivos para realizar compras na internet.

Eis:

“Quase 62% buscam a opinião de outros consumidores na internet. Destes usuários, 82% foram diretamente influenciados pelas análises em suas compras, usando estas opiniões para confirmar ou desistir de uma compra”.

As experiências de consumidores divulgadas em redes sociais e em blogs são um dos elementos que justificam a conclusão do estudo Fleishman-Hillard y Harris Interactive. O tom pessoal, o não comprometido com a publicidade e o reconhecimento da mídia cidadão como “próxima/semelhante”, reforçam a credibilidade da web.

Enquanto no mainstream midiático a publicidade é apenas veiculada e os produtos apresentados, na web as experiências com os produtos são debatidas, compartilhadas, o que potencializa as funcionalidade (ou problemas) das mercadorias.

Anúncios

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s