Jornalismo colaborativo no You Tube

Citizen News é o nome do canal criado pelo You Tube para potencializar a produção colaborativa dos seus usuários. Em formato de videoblog, os conteúdos noticiosos serão agrupados e apresentados.

Importante passo do You Tube para destacar a própria “estrutura colaborativa” que alimenta o site. Iniciativas como essa explicam os motivos para que jovens da América Latina preferem a internet à televisão.

Os diversos canais criados no/pelo You Tube rompe com o “aprisionamento espaço-temporal” que a grade de programação estabelece com a audiência, altera a própria lógica do cidadão “aparecer” no noticiário (geralmente três princípios: quando ele é a notícia, quando ele é atingido pela notícia ou quando é fonte para a notícia), a co-autoria embaralha tais princípios, ora o cidadão é notícia, faz a notícia, é fonte, um mix que coloca em debate os próprios critérios de noticiabilidade dos mass media e os valores que configuram o jornalismo como uma instituição social. Para quem pesquisa o jornalismo colaborativo é uma excelente “objeto” para analisar a relação dos gêneros televisivos com o jornalismo open source.

Via JW

Anúncios

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s