Jornalismo colaborativo na Bahia

Entrou no “ar” hoje o Boca do Povo, baseado no jornalismo open source, que permite a colaboração dos usuários na construção de notícias. A experiência é inovadora na Bahia, estado que registra os piores indícies de acesso à internet.

De qualquer forma, é louvável a iniciativa das jornalistas Ana Maria Negreiros e Sandra Miranda, que desenvolve o mesmo projeto em Tocantins.  Lá, o Boca do Povo já conta com mais de 600 colaboradores cadastrados, que enviam notícias diariamente e tem cerca de 90 mil acessos por mês. 

Dei uma olhada rápida no projeto e me assustei com o copyright e a utilização do (velho) LEAD para a construção da notícia. Mas, isso é assunto para amanhã. Segundo as idealizadoras:

A idéia de utilizar a técnica do Lead como uma ferramenta de apoio, e a criação de um sistema que permite a composição do texto através dele, foi tomada pela equipe do Bocadopovo.com.br, após a realização de um estudo, no qual observou-se que os primeiros veículos no mundo, que já fazem uso desta nova modalidade, o Jornalismo Cidadão, terem tido dificuldade de participação popular por causa da insegurança do internauta na hora de escrever sua notícia.

Dúvidas, muitas dúvidas sobre esta consideração/filosofia.

Anúncios

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s