Grande Firewall da China, Golden Shield e a (bobagem) blogagem inédita

Matéria do IDG Now explica como funciona o Grande Firewall da China, sistema usado pelo governo chinês para monitorar as atividades desenvolvidas pelos usuários chineses. É impossível se controlar/censurar a web, apesar da China ter conseguido vigiar e punir os rebeldes. Um novo software, um novo processo, a criatividade sempre irá surgir, como mostra a reportagem e burlar o controle. Entretanto, a intimidação dessa parafernália tecnológica causa um impacto na sociedade, que reconhece o limite da sua liberdade de expressão/pensamento.

Na China acontece algo brutal, uma soma da cultura do medo (Marcuse) + sistema de vigilância. Mas, a resistência no Tibet demonstra que esperança existe, mesmo com o Grande Firewall, principalmente porque a própria rede se mobiliza, encontra brechas, produz conteúdo, registra a tortura, potencializa o debate. A experiência colaborativa em curso no Tibet, sim, compõe uma (bobagem) blogagem inédita, ao contrário da brincadeirinha narcisista que alguns blogueiros fizeram ontem no Brasil.

Leia alguns trechos da matéria:

“A base está no “Golden Shield”, investimento de cerca de 700 milhões de dólares organizado entre diversos ministérios e agências reguladoras da China que emprega firewalls e gateways para filtrar conteúdo impróprio, bloquear serviços que descumpram leis ou apagar blogs (e levar seus responsáveis pela cadeia) que critiquem a atual administração.

“(…)a China monitora todo o tráfego trocado entre usuários dentro do país ou os estrangeiros que buscam dados em páginas locais”.

“O mais usado, junta problemas de DNS com a incapacidade de conexão, impede uma conexão entre o browser responsável pela requisição e o servidor do site, alegando que determinado IP (correspondente a um site bloqueado) não existe”.

“Há também a filtragem de palavras dentro do domínio, o que impede o acesso a sites cuja URL tenha termos considerados ofensivos, e a filtragem ativa de conteúdos – método mais efetivo usado pelo “Golden Shield”.”

Anúncios

Uma resposta para “Grande Firewall da China, Golden Shield e a (bobagem) blogagem inédita

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s