Hipervídeo

Falta hipertexto nos vídeos publicados no You Tube, por exemplo. Que dizer faltava. Soube através da Folha de São Paulo do Asterpix, tecnologia que permite adicionar notas e links nas imagens rompendo assim, com a linearidade do audiovisual.

Os links e informações adicionais mudam a percepção do vídeo. Permite maior navegabilidade e um nível de atenção/relação/consumo mais plural.

A matéria explica a funcionalidade do Asterpix:

O hipervídeo permite incluir notas e links nas imagens, tornando-os clicáveis e fazendo com que o usuário obtenha mais informações sobre os objetos marcados –também é possível navegar diretamente para cenas específicas, sem ter que assistir ao clipe inteiro.

As notas e links no filme são feitos por criadores de conteúdo. Para se tornar um, basta fazer um cadastro simples.

Em seguida, você escolhe um vídeo, clica em Go to your own version (faça sua própria versão) e em Notes –aí você consegue colocar notas, escolher o tempo que elas ficarão na tela e, também, selecionar o comando Embed da versão para colocá-lo no seu blog.

Com o Asterpix Pro, que é pago, é possível incluir vídeos de autoria própria. Desenvolvido pela New Enterprise Associates, o Asterpix conta com cerca de 17 mil vídeos em seu acervo e tenta se popularizar desenvolvendo ferramentas para redes sociais, como o Facebook.

Anúncios

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s