Para driblar a censura

psiphon.jpg

Através do Periodismo Ciudadano soube do Psiphon, software livre que tem como missão driblar a censura nos países que restringem/dificultam o acesso à internet. O Psiphon foi desenvolvido pela Universidad de Toronto, que dedica-se ao estudo da relação da política com os meios digitais em todo mundo.

O sistema é simples. Após fazer o download do psiphon, os usuários criam servidores alternativos, que formam uma rede de confiança. Dessa forma, é estabelecida uma rota para que as pessoas, localizadas em países onde o acesso é censurado, possam navegar livremente. O software terá uma boa chance de mostrar sua funcionalidade durante as Olimpíadas de Pequim, tendo em vista o monitoramento constante da web pelo governo da China.

De acordo com o Periodismo Ciudadano, o software ganhou o prêmio Gran Premio NetXplorateur del Año na Francia considerado como “a iniciativa da rede mais original, importante e exemplar do mundo”. Psiphon foi ainda uma das “Seis ideas para cambiar el mundo”, eleita pela “Esquire”.

Anúncios

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s