Brasil ocupa 10º lugar no uso de rede Wi-Fi

Pesquisa da empresa norte-americana iPass revela que o Brasil ocupa a décima posição entre os países que mais usam hotspots Wi-Fi.

Apesar da pesquisa destacar que os hotspots dos aeroportos serem os mais utilizados (74%) e os hotéis abiscoitarem o segundo lugar com 29%, esse tipo de conexão é efêmera, passageira. Os usuários da rede Wi-Fi nesses locais possuem acesso em sua residência, trabalho, faculdade, logo, o aumento no número de acesso sem-fio não implica o crescimento de novas pessoas conectadas. Contudo, os dados justificam o comentário que fiz em um post sobre a ausência de iniciativas do poder público em potencializar a conexão. Em Salvador, apesar da economia girar em torno de serviço e turismo, o número de hotspots é promovido apenas pela iniciativa privada ou pelo uso doméstico.

Fico a pensar como as redes Wi-Fi podem potencializar o contato entre as pessoas e reconfigurar o espaço urbano. Um exemplo são os shopping, que tornaram-se o point de encontro seja para reuniões ou de amigos. Segundo a pesquisa da iPass, os cafés, restaurantes, livrarias e outros representam 27% dos acessos. Nesses lugares ocorrem o “relacionamento” entre as pessoas de uma forma mais intensa. Torna-se freqüente determinados grupos marcarem para jogarem games online, encontro de blogueiros, reuniões acadêmicas, enfim. Locais com acesso à internet são um grande diferencial na “escolha” de um lugar, bem como tais hotspots reconfiguram a própria paisagem urbana, uma vez que prolongam o “estar” conectado e as relações humanas mediadas por computadores.

Em tempo, o Grupo de Pesquisa em Cibercidade, da Faculdade de Comunicação da Ufba realizou o mapeamento dos pontos de acesso sem fio à internet na capital baiana.

mapawifisalvador.jpg
Anúncios

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s