O que os blogueiros acessam na web?

Pesquisa da comScore revela que blogueiros dos Estados Unidos acessam duas vezes mais conteúdo digital jornalístico (destaque para as notícias sobre política) e/ou entretenimento do que a média dos internautas norte-americano. O resultado é bem lógico, mas a novidade do estudo fora apresentar o que tais blogueiros lêem:

O site mais consumido – excluindo os blogs – é o Digg.com . Em seguida, estão o site de celebridades Perezhilton.com – 3,2 vezes mais usado pelos leitores frequentes de blogs – e CTVGlobeMedia, com 3,1 vezes mais acessos pelos usuários ativos de blogs.

Isso me fez pensar no conceito “circulação circular da informação” de Pierre Bourdieu, que em síntese, revela que para os jornalistas a leitura dos jornais é uma atividade indispensável e o clipping um instrumento de trabalho: para saber o que se vai dizer é preciso saber o que os outros disseram. Esse é um dos mecanismos pelos quais se gera a homogeneidade dos produtos propostos.

Acrescento a tese de Bourdieu, que o acompanhamento das “tags do momento”, tendo em vista atrair “para-quedistas” é uma preocupação diária de alguns blogueiros, principalmente aqueles que ganham $$$ com seus blogs. Por isso que o Digg figura no topo. Enquanto os jornalistas se preocupam em não perder notícias (por isso a clipagem e a leitura de outros jornais) os blogueiros não querem perder visitantes, por isso monitorar os hypes é essencial. O problema dessa circulação circular da informação, segundo Bourdieu produz uma “espécie de jogos de espelhos refletindo-se mutuamente produz um formidável efeito de barreira de fechamento mental”.

O campo jornalístico fora alargado com a internet, não restam dúvidas. Porém, as rupturas foram poucas, ou seja a liberação do pólo emissor potencializou novas vozes, mas já os discursos…

Anúncios

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s