Dicas para realizar entrevista

Eu post anterior falei de transmissão ao vivo pela internet. Fui pesquisar alguma dicas para gravar entrevistas e encontrei um bom post do GJOL, que apresenta alguns tópicos úteis para iniciantes na produção de vídeos para web recomendados por Mindy McAdams (University of Florida).

Como as dicas de McAdams foram em inglês aproveito a tradução de blog do GJOL e reproduzo as dicas abaixo:

Aí vão as nove dicas:

  1. Comece por definir que pontos específicos da narrativa seu entrevistado abordará. A entrevista não é o momento para descobrir sobre o que sua história versará. Você deve ter clareza disso antes de entrar na sala para fazer a entrevista.
  2. Estabeleça uma boa comunicação com a pessoa a ser entrevistada antes de montar a câmera e demais equipamentos. Estabeleça uma conexão humana. Faça a pessoa sentir que você se importa com ela. Você está nervoso(a)? A outra pessoa pode estar ainda mais nervosa. A entrevista é importante para você. Demonstre isso para a pessoa a ser entrevistada.
  3. Enquanto monta o equipamento, não faça a pessoa a ser entrevista ficar sentada ou postada no lugar que vai ocupar até que tudo esteja quase pronto.
  4. Depois que a pessoa esteja colocada em seu lugar para a entrevista, use o visor e certifique-se de que você aprova a. A pessoa vai querer olhar para você, e isso é bom. Não se coloque atrás da câmera, mas perto dela. direção para a qual ela está olhando
  5. Se você se movimentar, a pessoa vai continuar olhando para você. Isso vai parecer estranho no vídeo. Coloque-se em uma posição fixa e mantenha contato de olhos com a pessoa.
  6. Use close-up. Uma face grande fica bem no vídeo online.
  7. Preste atenção no fundo. Nada de refletores ou cabos aparecendo por trás da pessoa. Elimine ítens ou ações que possam atrair a atenção para o espaço atrás do entrevistado.
  8. Atenção com a luz! Se você está sob sol forte (espero que não!), evite que a pessoa faça caretas, mas também evite que o sol esteja por trás da pessoa. Em um ambiente doméstico, você pode ter que mover fontes de luz. Se necessário mova um abajur ou outra fonte de iluminação para contrabalançar uma luz forte em um dos lados da sala.
  9. Use seus fones de ouvido! Todo tipo de ruído pode se infiltrar e arruinar seu áudio e, em muitos casos, você não vai se dar conta disso se não estiver monitorando o som.

 

 

Anúncios

2 Respostas para “Dicas para realizar entrevista

  1. Obrigado por postar estas dicas. Não sou vídeo produtor mas estou realizando uma série de entrevistas em vídeo para um cliente (web) que acabaram me colocando nessa posição.

    Algumas das dicas eu já aprendi na “marra” em especial as que dizem respeito a deixar o entrevistado confortável.

    Agora, essa do Close-up será testada na próxima.

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s