Jornalismo open source na Noruega

Artigo do jornalista e blogueiro Kristin Lowe avalia o desenvolvimento do jornalismo open source na Noruega. Lowe destacou que os media ainda encontram dificuldade em integrar o conteúdo cidadão em seus editoriais, isso porque os veículos não descobriram a fórmula no relacionamento com a audiência, e esta, ainda produz informações não noticiosas, segundo a cartilha dos mass media.

Lá, segundo ele, o acesso as ferramentas para publicação potencializaram as “comunidades” na seção colaborativa, fomentando o debate entre os participantes e a proposta de outros temas na esfera de visibilidade pública.

O blogueiro chama atenção para a noticiabilidade na produção open source, tema da minha pesquisa.

“But overall, the site found that most of the articles submitted in the citizen journalism section was opinion rather than reporting, and even when given the option to file submissions either as a ‘citizen article’ or ‘opinion piece’, people chose the former while submitting the latter,” commented Lowe.

A tese de Lowe é uma das minhas duas hipóteses:

1- A noticiabilidade no jornalismo open source tem como princípio primário o interesse individual e relevância atribuída por este, uma vez que o cidadão-repórter torna-se o mediador entre a realidade e o público e, precisa selecionar, destacar e reordenar alguns aspectos para a elaboração de conteúdo.

2- Apesar da liberação do pólo emissor potencializar a multivocalidade de vozes na web, os critérios de noticiabilidade concebidos pelos mass media orientam as narrativas colaborativas noticiosas.

Confira na integra o artigo (em inglês) do Kristin Lowe

Anúncios

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s