O uso da internet na eleição dos E.U.A

E continuam as experiências tecnológicas durante a eleição norte-americana. A primeira vem da ala democrata, que pela primeira vez permitiu que os seus membros, em outros países, votem durante as prévias eleitorais. O sistema é simples: o eleitor faz o login no site dos democratas, ocorre uma verificação dos cadastrados na lista de aptos a votação, daí é gerado um código de segurança para que a escolha seja efetuada. Segundo a empresa Everyone Counts (companhia californiana com experiência em vários pleitos na Inglaterra), o sistema impede a repetição dos votos.

O Partido Republicano não permite a votação pela internet.

A segunda boa experiência realiza-se no You Tube. Artistas declaram apoio aos candidatos em vídeos publicados no site. Will.i.am, um dos integrantes do Black Eyed Peãs juntou-se à atriz Scarlett Johansson, ao cantor John Legend e a cantora Nicole Scherzinger, do grupo The Pussycat Dolls no apoio à Barack Obama.

Assista ao vídeo de apoio ao Obama protagonizado pelo vocalista do Black Eyed Peãs

Destaque para o Obama que vem utilizando a internet como elemento essencial em sua campanha, sem falar no efeito simbólico, uma vez que Obama pretende criar uma imagem “renovadora” (nada melhor que a internet, não?), diferente da roupagem “velha guarda” da sua concorrente democrata, Hillary Clinton.

Em tempo, 25% dos norte-americanos recorrem à internet para manterem-se informados sobre as eleições. A televisão ainda lidera o ranking. Os dados são do instituto independente Pew Research Center.

* Para entender a eleição ianque fica a sugestão do infográfico elaborado pelo IG.

 

ig.jpg

Anúncios

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s