Carnaval High Tech

A cidade de Salvador está dominada pelo carnaval. Mesmo morando a “trilhares” de km do centro da festa, a vida será afetada durante o período carnavalesco. Como parece ser impossível não falar do carnaval, cabe registrar como as novas tecnologias serão utilizadas pelo poder público no que tange a integração da comunicação (base de dados) e a vigilância que será realizada pela polícia como medida de segurança.

Primeiro. O governo investiu em rede Wi-Fi para facilitar a atividade da Polícia Militar. São 60 pontos de acesso disponíveis para que os militares acessem os bancos de dados (como antecedentes criminais e informações disponibilizadas pela Infoseg, rede nacional que integra dados de todas as polícias do Brasil) e os dados, em tempo real, sobre violência, acidentes no trânsito entre outros. Serão 400 computadores plugados na rede. Antes, o acesso a tais dados era efetuado por rádio, entre os policiais e o centro da PM, em uma estrutura centralizada e de fluxo único comunicacional.

E não é apenas o caráter descentralizado, possível com a rede Wi-Fi, que seduziu o poder estatal, mas também a economia, tendo em vista que muitos dos 60 pontos montados são retirados após o encerramento do carnaval, portanto o investimento em cabos para conexão é inviável.

Resta saber se a rede Wi-Fi continuará após a quarta-feira de cinzas, data que marca o encerramento da festa.

Se você está em Salvador ou ainda vai chegar para festa, veja os locais que contam com rede sem fio para conexão à internet. O mapeamento dos hotspots na capital baiana fora realizado pelo Grupo de Pesquisa em Cibercidade, da Faculdade de Comunicação da Ufba.

A segunda medida diz respeito ao monitoramento dos foliões, tendo em vista vigiar os crimes durante o carnaval. De acordo com a Agecom – Assessoria Geral de Comunicação Social do Governo do Estado da Bahia, os circuitos oficiais do Carnaval de Salvador (Dodô, Osmar e Batatinha) serão monitoradas em tempo real pelo Centro Integrado de Informações – Carnaval 2008 (CI/2008).

Foram instaladas 106 câmeras (as câmeras chegam a ter um alcance de 600 metros, com boa definição, informação da Secretaria de Segurança Pública) e criado um canal eletrônico que vai alimentar o CI/2008, que contará ainda com sistema de GPS e ações conjuntas da Polícia, Juizado de Menores, Prefeitura Municipal e Governo Estadual.

Os rádios de comunicação da PM foram equipados com o GPS para facilitar a mobilidade dos militares na caça aos criminosos.

<Assista o vídeo com mais informações>

Por fim, e a terceira inovação do atual governo, foi criar mecanismos de divulgação mais transparente das ocorrências policiais para imprensa, que poderão ser acessado pelo site www.carnaval2008.ssp.ba.gov.br ou pelo telefone (71) 3116-7825.

Em tempo, a TVE, tevê estatal, transmite ao vivo pela internet o carnaval de Salvador.

Texto originalmente publicado no O Pensador Selvagem.

Anúncios

Uma resposta para “Carnaval High Tech

  1. Pingback: BBB: Governo baiano aposta em vigilância para reduzir violência « Herdeiro do Caos

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s