Novas ferramentas para campanhas política

Atenção assessores de políticos e parlamentares, coleguinhas de profissão: alerta!

Jeff Jarvis sinaliza as novas ferramentas para aferição do nível de visibilidade de determinado político e/ou sua imagem construída pela sociedade, ou parte integrante desta.

As pesquisas de opinião são obsoletas e ninguém confia nelas, sem falar nos constantes equívocos intencionais, ou não. Quem não se lembra que o canditato de ACM, Paulo Souto (DEM) já havia ganho as eleições no primeiro turno? Pelo menos era isso que apontava as pesquisas de intenção de voto, porém, o tempo (tudo bem, sei que o tempo não existe) mostrou o triunfo de Jaques Wagner. E que vitória hein?

Enfim, a dica, na verdade o alerta, fica para quem irá trabalhar em campanhas eleitorais neste ano e nos próximos, são elas (com a ajuda da tradução do post Octavio Rojas)

* Cobertura mediática: el tiempo y espacio que los diferentes medios le dedican a cada candidato. Se puede usar Daylife, aunque está enfocado al mercado anglosajón.
* Búsquedas en internet: Se puede usar Google Trends.
* Demanda de Adwords: Entre mayor sea el coste, se entiende que mayor será la demanda.
* Menciones en blogs: Se puede utilizar Blogpulse.
* Análisis de contenido: Se puede utilizar Tagcrowd.
* Tráfico web: Se puede utilizar Alexa y Compete.
* Tráfico de video: Se puede usar TubeMogul.
* Tráfico en microblogging: Por el número de followers en diferentes plataformas.
* Tráfico en aplicaciones sociales: El número de amigos en Facebook, por ejemplo.
* Predicciones (apuestas): Sitios como Intrade y Linesmaker pueden ser útiles.

Um bom conjunto de ferramentas para “analisar”, “criar” ou “adaptar” uma imagem. Como reza a lenda, na política: imagem é tudo.

Anúncios

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s