Déjà Vu, vigilância e o futuro

Um debate sobre o tempo. Essa é a proposta do filme Déjà Vu. Assisti o filme ontem e fiquei encantado com a discussão sobre a questão tempo x espaço trazida pela obra. A narrativa é norteada pela interesse/necessidade do agente da Agência de Tabaco, Álcool e Armas de Fogo (ATF), Doug Carlin (DENZEL WASHINGTON) em evitar um atentado contra uma embarcação lotada de marinheiros e seus familiares.

A “arma” especial do agente é um sistema de monitoramento, via satélite, com potencial de vigiar cada gesto da população. É muito além do Google Earth, mas a arquitetura é semelhante, porém com o zoom é possível entrar na casa das pessoas e ter uma visão em 360 graus dos movimentos. Ainda existem uns tais de “óculos” que permite que o sistema de monitoramento em mobilidade, sem falar na integração com o banco de dados, que permite descobrir a sua última alimentação, por exemplo. Curioso é que a moça que o Denzel salvará escreve em seu caderno frases como: “Tenho a impressão de estar sendo vigiada”ou “Tem alguém lá fora”. E ela está certa. Esse sistema de monitoramento provoca tal sensação na moça.

Pergunta 1: existe ainda privacidade em meio a tantos satélites, câmeras e máquinas fotográficas/celulares com câmera na mão de milhares de pessoas?

O problema do sistema da vigilância é que existe um intervalo entre o presente (o que vemos hoje) e o que aconteceu há 4 dias passados. Certamente, no futuro, esse monitoramento será “ao vivo”. Bom, graças a esse intervalo é possível que o agente da ATF volte ao passado e evite o assassinato.

Para que isso ocorra, o uso das novas tecnologias é fundamental, isso porque, como existe o intervalo de 4 dias entre passado e presente, Danzel pode interferir no curso dos acontecimentos e mudar o que se tornará o presente. E algo como uma consulta ao banco de dados do sistema de monitoramento para evitar o crime. Em uma cena, do presente Danzel envia um bilhete para o passado alertando-o do que ira acontecer e quando acontece é uma espécie de Déjà Vu.

Muito louco…vale a pena assistir.

Pergunta 2 : O tempo pode ser dominado?

Anúncios

5 Respostas para “Déjà Vu, vigilância e o futuro

  1. Boas perguntas (se bem que Valèry dizia que futuro e passado são as duas maiores invenções da humanidade.

    Ja assisti Dejavu, e sugiro que assistas (já deves ter assistido) o filme ‘INIMIGO DO ESTADO’, que trata da vigilância também. Muito legal o filme, com Will Smith.

  2. Pingback: Virtual Earth 3DVIA: Mapas em 3D « Herdeiro do Caos

  3. ola eu tenho este programa que foi usado no filme do dejavu o nome dele é earth galaxi waith nev 6.2 ele tem visualização aovivo de satelite como se fosse google esrth aovivo tem cames de sateletes em angulo vertical horizontal e frontal isso podia ser usado pelos policiais ele custa r$:9866.00

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s