narrati-vidade

 imagem.jpg

Aceitei a dica do prof. Marcos Palacios em post no blog do GJOL, que recomenda um teste drive com o NAWLZ. A história está em inglês.

Uma nova forma interativa de contar histórias? – questionou Palacios.

A narrativa envolve o leitor. O desenvolvimento da história depende de cada clique, não é como passar uma página de um livro, talvez pelos recursos multimídia essa sensação seja potencializada, assim como a navegabilidade pelo texto.

imagem2.jpg

 Página inicial da story-telling

Sem dúvida, novos formatos/modelos/construções de narrativas, com o apoio das tecnologias de informação e comunicação serão mais comuns para elaboração de histórias.  Creio que essa “fórmula” será aplicada também ao jornalismo, sobretudo nas grandes reportagens ou “especiais”.

imagem3.jpg

Cena de NAWLZ.

Acredito que um dos ingredientes desta “fórmula” ampliarão as possibilidades de “finais”. Um avanço da participação binária do Você decide (era esse o nome do programa da Rede Globo?), ou a construção, pelo leitor de um final, quiça até inexistência de um the end. Uma história contínua, construída em rede, com milhares de avatar’s. Aposto também no elo entre games e territórios, com uso de GPS, dispositivos móveis…

Anúncios

2 Respostas para “narrati-vidade

  1. Sabe que i videogame sempre me fascinou por essas possibilidades? Tudo bem que na pratica, no geral, seja usado mais como entretenimento barato, mas a o potencial relativo a profundidade de relação entre criador e receptor de uma obra artistica é gigantesco, como escritor sempre quis ter a oportunidade de roteirizar um jogo, de fazer “game art” , rs. Essas histórias interativas tem muito a ver mesmo com essa idéia de novas formas de narrativa. Isso me lembra dos livrinhos, citados em outro blog esses dias, me enchendo de recordações, enfim, aqueles livrinhos que , quando acabava um capitulo, vc tinha duas ou mais opções, do tipo : “se vc quer abrir a porta, va para a pag 75. Se vc prefere usar o banheiro, volte para a pág 20.”
    São as tataravós dessas historias sobre as quais vc postou!

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s