A blogosfera irá amadurecer ou apodrecer?

Ainda ontem no chat “ A voz da blogosfera” fora debatido o “amadurecimento” dos blogs, seus potenciais e desafios. Dentre a infinidades de temas, a monetização dos cadernos virtuais merece um destaque.

Afirmo que o objetivo deste post não debaterá se é válido “ganhar” ou “não ganhar dinheiro” blogando. A escolha deste que vos escreve é bastante clara. Sou contrário a anúncios no blog e acho que desvaloriza-o

<<Conheça a campanha mundial a favor dos blogs livres, sem anúncios>>

É sobre o “amadurecimento” que escreverei algumas linhas. Diferente do Estadão que comparou blogueiros a macacos, o IG anunciou no final de setembro uma parceria para a exploração dos conteúdos produzidos pelos blogs do portal Interney Blog. O Yahoo também manifestou simpatia em parceria semelhantes.

blogosfera.jpg

Ah! aposto que você disse: se as empresas querem se aproximar dos blogs é porque reconhecem a qualidade da blogosfera de alguns blogueiros. A simpatia existe, não há como negar. Porém, a parceria exposta acima não indica que os blogs evoluíram.

A evolução é do capital, que entendeu que o consumidor/cliente não é mais um indivíduos atomizado em uma sociedade massa, e sim, um indivíduo pertencente a várias redes tribais. Dessa forma, o consumo também opera sob essa ótica: produtos customizados para nichos de desejos.

E aí que entram os blogs e o seu potencial de conversar com audiência, impossível para os media, que permanecem com o seu obsoleto processo produtivo massivo.

Alex Primo sustenta que o termo “blog” designa não apenas um texto (o conteúdo do blog), mas também um programa(wordpress, blogpost, blig) e um espaço (ponto de encontro de um grupo de interagentes).

Uma pausa aqui para a leitura de fragmento do texto Café Blog – O projeto, do Tecnocracia, onde o autor comentava suas impressões sobre o encontro entre Yahoo e blogueiros.

“Já temos a definição dos 5 próximos encontros, que serão realizados em outubro e novembro deste ano e fevereiro de 2008, com os temas: Tecnologia, Publicidade, Finanças, Varejo e Telefonia”.

Note que os 5 tópicos a serem debatidos diz respeito exclusivamente da utilização ds blogs como meios, apenas suportes de operações comerciais.

Ora, será que blogueiros maduros sentariam à mesa com as empresas para discutir estratégias mercadológicas (como conquistar o cliente-leitor) e ferramentas tecnológicas?

Será uma atitude madura querer torna-se um Rupert Mudorc da blogosfera?

Como você pode notar, ainda é verde o debate sobre blogs, imagine a blogosfera. Contudo, cabe uma doxa aqui:

O amadurecimento da blogosfera dar-se-à quando os blogueiros transformarem seus blogs em espaços de sociabilidade. Caso contrário, os blogs serão nada mais do que meios/canais alternativos para o capital, ou seja apodrecerão antes de amadurecer.

<<Atualização>>

Em menos de cinco minutos após a publicação deste texto, (graças as ferramentas de monitoramento de acesso as homepages) Manuel Netto, do Tecnocracia comentou as idéias aqui defendidas. 

Grato pela atenção, Manuel.

Abaixo o comentários na íntegra e reflitam sobre a questão:

“Só para dar um retorno ‘oficial’ sobre o projeto Café com Blogs, quero dizer que existem várias intenções que fazem parte dos interesses de ambos os ‘lados’ no encontro. Para a blogosfera, é necessário entender como funciona o mercado e conquistar anunciantes. Isso é uma questão de sobrevivência, de não ser vítima da ‘bolha adsense’ prestes a explodir. Obviamente não é do interesse de quem não tem interesses comerciais ou profissionais sobre o blog, escreve por puro prazer. Para as empresas é fundamental entender o que são os blogs, como funcionam, como podem ajudar suas empresas a entender a comunicação na Internet hoje e como pode ser feita uma parceria com blogs.

 

É uma porta que está se abrindo, mas como você mesmo cita, nem todo mundo tem interesse ou está preparado para isso agora. Felizmente, muita gente está”.

 

Abraço

Anúncios

3 Respostas para “A blogosfera irá amadurecer ou apodrecer?

  1. Olá,

    Só para dar um retorno ‘oficial’ sobre o projeto Café com Blogs, quero dizer que existem várias intenções que fazem parte dos interesses de ambos os ‘lados’ no encontro. Para a blogosfera, é necessário entender como funciona o mercado e conquistar anunciantes. Isso é uma questão de sobrevivência, de não ser vítima da ‘bolha adsense’ prestes a explodir. Obviamente não é do interesse de quem não tem interesses comerciais ou profissionais sobre o blog, escreve por puro prazer. Para as empresas é fundamental entender o que são os blogs, como funcionam, como podem ajudar suas empresas a entender a comunicação na Internet hoje e como pode ser feita uma parceria com blogs.

    É uma porta que está se abrindo, mas como você mesmo cita, nem todo mundo tem interesse ou está preparado para isso agora. Felizmente, muita gente está.

    Abraço

  2. Foram promovidos alguns encontros com empresas de comunicação, eu falei nos últimos 60 dias com 4 empresas de comunicação diferentes.

    O BlogCamp para alguns foi evento sobre monetização e Estadão, para quem buscou outras salas e rodas discutiu-se sobre internet nas pequenas cidades e telecentros, jornalismo participativo, aculturação do internauta comum sobre o potencial dos blogs, etc…

    Mas é como vc falou, alguns blogueiros estão amadurecendo e não a blogosfera toda, porém esses poucos em breve influenciarão outros…

  3. Pingback: Entrevista com Edney Souza, the new Murdoch « Herdeiro do Caos

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s