Atlas Interativo do Nordeste

Este post vem da Agência FAPESP

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) acaba de lançar o Atlas Interativo do Nordeste, uma ferramenta que permite o acesso gratuito a informações socioeconômicas e ambientais da região.

O objetivo é oferecer maior interatividade dos usuários a um banco de dados georreferenciado disponível na internet, o Atlas Socioeconômico-Ambiental do Nordeste, serviço que reúne imagens de satélites, mapas temáticos e dados censitários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de todos os estados da região (leia reportagem na Agência FAPESP).

materia2_boletim_7712.gif

O aplicativo utilizado para a análise das informações no Atlas Interativo do Nordeste é o TerraView, software que possibilita a utilização dos dados espaciais para diversos setores, como segurança pública, gestão urbana, indicadores sociais, saúde pública, geografia e problemas ambientais. O programa manipula dados vetoriais (pontos, linhas e polígonos) e matriciais (grades e imagens), que são armazenados em um sistema de gerenciamento de dados. A base de dados da plataforma tem mais de 500 planos de informações para download.

 

Anúncios

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s