Reconfiguração ou moda?

Talvez seja mesmo uma moda. Mas acredito que a web ganhará mais memória.

Ah! Pensei nisso após ler no G1, que “Criar sites para bebês é a nova moda nos EUA”. A reportagem sinaliza que os tradicionais brinquedinhos infantis, depois da internet, estão em processo de substituição por uma conta de e-mail, um perfil no Facebook ou no MySpace, ou ainda um domínio próprio na internet.

Outro aspecto levantado, foi a substituição do álbum de fotografias físicos por correspondência eletrônica ou a criação de sítios específicos para tal atividade.

Alguns conceitos defendidos:

“Um domínio na rede é como um bem imobiliário do século 21”

“Registrar o nome do seu filho na web representa assegurar um lugar no bairro da moda online”.

Bom, diante disso, pensei no conceito “Memória” do prof. Marcos Palácios. Originalmente, o conceito é aplicado ao jornalismo e a sua relação com o material produzido pelo veículo, mas faço o uso aqui (talvez até de forma imprópria).

“A memória pode ser recuperada tanto no nível do produtor da informação como do usuário”. Com isso o usuário passará a ter maior volume de informações.
Imagine: um casal reserva o domínio para o seu bebê e publica fotos e comentários durante vários anos. Aí o menino faz seis anos, aprende a ler e toma ciência da sua história: com quantos anos aprendeu a falar, qual a primeira palavra pronunciada e tal. Gosta e dá continuidade ao site. Com 20 anos, uma empresa na qual ele participa de um processo seletivo investiga sobre a sua vida e encontra lá a sua homepage com todas as suas informações ou uma garota interessada no rapaz descobre que com 3 anos ele já falava cinco idiomas…

Certo que é sobre a vida privada do indivíduo, a priori. Mas passaríamos a ter disponível um conteúdo mais volumoso sobre as pessoas, suas histórias, perfis, enfim…Aumentaria a humanização da web ou a quantidade de lixo? Sei lá…

A única certeza é que na sociedade do voyeur e os Big Brother da vida essas experiências daqui a alguns anos terão valor financeiro, pelo menos…

Anúncios

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s