Carlos Castilho está certo

fala1.gifA coluna Código Aberto, do jornalista Carlos Castilho, (publicada no Observatório da Imprensa) abordou está semana a notícia de que o Google passa a permitir a publicação de comentários de pessoas citadas em notícias divulgadas no Google News.

Castilho aponta que a

“participação dos leitores, por meio de comentários, está se transformando num tema que terá profundas implicações para a prática do jornalismo na Web”.

Entre essas “profundas implicações” destaca-se o fato de que o jornalismo retorna a sua função clássica de propor temas ao público para discussão.

“Antes da internet, a ausência de mecanismos rápidos para interação entre redações e leitores contribuiu para que a autoria da notícia fosse mais importante que a sua discussão”.

A análise de Castilho é válida ao apontar que com o potencial da web, seja a liberação dos pólos de emissão, interatividade e conexão generalizada, a notícia deixa de ser um mero produto, para tornar-se ponto de partida do debate público.

“A situação mudou agora na Web com a multiplicação quase frenética de softwares voltados para a participação dos internautas, apesar desta reviravolta ainda não ter sido totalmente digerida e entendida pelas redações”.


Anúncios

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s