Mapeamento de Wi-Fi em Salvador

mapa-wifi-salvador-pontos-715944.jpg

Ao contrário de cidades como Belo Horizonte e Ouro Preto (MG), Parati (RJ) e Porto Alegre (RS) que estão implantando redes sem fios, através da iniciativa dos poderes públicos, em Salvador não existe tal experiência. Apesar da economia girar em torno de serviço e turismo, o número de hotspots é promovido apenas pela iniciativa privada ou pelo uso doméstico.
Com o intuito de informar às pessoas os locais onde há a possibilidade de acessar a internet móvel, o Grupo de Pesquisa em Cibercidade, da Faculdade de Comunicação da Ufba realiza o mapeamento dos pontos de acesso sem fio, revelando visualmente o desenvolvimento dessa tecnologia de acesso à internet na capital baiana.

O projeto Wi-Fi Salvador é inédito no Estado e pioneiro no Brasil. Até agora, há mais de 50 locais de conexão sem fio registrados. O lançamento será quarta-feira (15/08) durante o Ciclo Internacional de Debates sobre Cibercultura no teatro do ICBA.

Os resultados podem ser conferidos através do sítio http://www.wifisalvador.facom.ufba.br. onde além de identificar a localização dos hotspots, conta com fotos, vídeos e depoimentos das pessoas que utilizam essas conexões.

“Para que o nosso mapa esteja sempre atualizado, construimos um blog colaborativo onde qualquer pessoa pode indicar novos hotspots, enviar material multimídia e comentar os lugares e sua experiência.” explica o professor André Lemos, coordenador do projeto.

Via GPC

Anúncios

5 Respostas para “Mapeamento de Wi-Fi em Salvador

  1. Pingback: Brasil ocupa 10º lugar no uso de rede Wi-Fi « Herdeiro do Caos

  2. Pingback: Brasil ocupa 10º lugar no uso de rede Wi-Fi «

  3. Bom dia,
    Tenho uma rede local com velox em Tairu lacalidade da cidade de Vera Cruz-Ba (Ilha), meu objetivo e fornecer um acesso via wifi para ate 500mt com barreira.
    possuo um rioteador dlink dir-635 categoria “N” preciso de acessos a 50 e 500 metros com barreiras. Solicito informações de qual o conjunto de equipamento( antena, acesse point e outros para conseguir alcançar este objetivo

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s